Uma coisa que soa bem nos ouvidos alheios será facilmente memorizada, ganhando inúmeras reproduções ao longo do tempo.


O que é assonância?

A assonância faz parte do grupo classificado como figura de som usado na língua portuguesa. Assim como a onomatopeia e a paronomásia, sua principal função é enriquecer e destacar o som daquilo que é lido ou falado.

O uso desta figura de linguagem é muito comum na literatura e também na composição de música popular, devido a sua força estética. Diferentemente da aliteração, que é embasada no uso constante dos mesmo sons consonantais, este recurso consiste no aproveitamento da repetição das vogais e de determinados aspectos vocálicos, a fim de destacar alguns pontos do texto ou até mesmo para emular uma ou outra sonoridade específica.


Exemplos de assonância

Muitas vezes é possível notarmos a presença de mais de uma letra sendo repetida, sendo que a ordem de aparição dela nas palavras e nas frases também pode variar.

Exemplo 1

“A ponte aponta e se desaponta.”
– Cecília Meireles

Neste trecho de poema podemos destacar a presença de três vogais – a, e, o – que revezam sua posição na frase, criando um efeito contrastante de som. Além do mais, a letra e, embora seja mais utilizada que o o, conta com um destaque menor.

Exemplo 2

“Quem com ferro fere, com ferro será ferido.”

O ditado popular acima é dotado de inúmeros recursos sonoros. O mais importante deles reside justamente na assonância da letra e, que coordena o ritmo da pronúncia por estar presente em quase todas as palavras.

Exemplo 3

“João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento.”
– Carlos Drummond de Andrade

O caso deste exemplo é um tanto quanto mais discreto que os anteriores. Isto ocorre por conta da intensidade da vogal perante as outras palavras da frase. Sua presença, entretanto, é inegável.

Exemplo 4

“Borboletinha tá na cozinha fazendo chocolate para a madrinha.”

O fato desta cantiga infantil ser facilmente memorizada pelas crianças está muito ligado à influência marcante da assonância em a. Além do mais, há também a repetição da letra o, que colabora na obtenção deste efeito.

Exemplo 5

“Caingá, candeia, é o Matita Pereira.”
– Tom Jobim

A canção acima conta com uma assonância complexa, pois troca a posição das letras na frase e lida com três vogais distintas – a, i, e. Há também uma mudança na forma de pronunciar o som de cada uma delas, introduzindo diversos aspectos fonéticos que enriquecem a parte rítmica da composição.


Avaliação média: 4.91
Total de Votos: 11

Assonância