Muitas das coisas que nos cercam são nomeadas por conta de suas principais características e também pela aparência que possuem.


O que é catacrese?

catacrese, assim como acontece com a antonomásia e a sinestesia, se enquadra no grupo de figuras de palavra. Este tipo de técnica é muito utilizado para alterar o significado costumeiro de diversos vocábulos.

Esta figura de linguagem executa uma troca de sentidos, mudando a aplicação prática de determinados verbos e substantivos. Ela se tornou conhecida como “metáfora desgastada”, pois exerce o mesmo efeito, mas sem que ocorra algo de inventivo ou criativo em torno da nova significação atingida, pois ela é popularmente utilizada.


Exemplos de catacrese

Inúmeras expressões comuns que utilizamos no cotidiano são catacreses. Ou seja, são aproximações metafóricas que já não acrescentam novas interpretações ou leituras ao enunciado, por serem amplamente difundidas e aplicadas com o mesmo propósito.

Exemplo 1

“Para fazer este molho, tiramos toda pele dos tomates.”

A catracrese ocorre nesta frase por conta da imagem utilizada para descrever a parte mais externa dos tomates. A expressão, bastante conhecida pelo senso comum, embora tenha um efeito metafórico, não traz nenhuma novidade para o texto.

Exemplo 2

“Ele não acreditava: havia queimado o céu da boca.”

Neste caso também podemos notar a presença de uma associação bastante utilizada na língua portuguesa. A parte superior da boca é assim chamada corriqueiramente, de modo que, quando esta referência aparece, é a imagem é imediatamente ligada à palavra.

Exemplo 3

“Fizeram um questionário, pois o miolo do problema não fora encontrado.”

O exemplo acima se vale de um vocábulo, miolo, para identificar aquilo é central no problema. A relação desta ilustração com seu significado se dá de maneira praticamente automática na compreensão do leitor ou do interlocutor.

Exemplo 4

“Não me amole a paciência.”

O verbo “amolar” está deslocado de seu sentido costumeiro e mais formal. Entretanto, neste novo uso, não surge um efeito de significação relevante, pois a expressão é parte do senso comum em nosso idioma.

Exemplo 5

“A receita leva três dentes de alho.”

Podemos deduzir que, obviamente, alhos não possuem dentes. Porém, esta metáfora veicula há muito tempo, colaborando para que esta designação se tornasse uma catacrese, devido a sua representatividade já fixada.


Catacrese no Pinterest


Avaliação média: 4.25
Total de Votos: 8

Catacrese