A compreensão é uma das consequências que uma informação, desde que esteja muito clara e bem explicada, pode gerar.


O que é figura de palavra?

Os tropos – como também são chamadas as figuras de palavra – compõem uma categoria específica responsável por ajustar o sentido das palavras no texto, alterando-o ou até mesmo criando uma nova acepção possível para um determinado vocábulo.

Deste modo, trata-se de um tipo de figuras de linguagem que em muito auxilia no surgimento de novos usos para um mesmo termo, possibilitando inúmeras variações e fazendo com que a aplicação de tais estilos em uma redação possa acontecer pelos mais diversos propósitos.

Entre eles, cabe destacar a necessidade de criar alternativas textuais ao expor um argumento dissertativo ou dar uma origem a uma relação entre vocábulos aparentemente desconexos, formulando assim um efeito estético.


Principais figuras de palavra

Entre as técnicas mais utilizadas, a metáfora surge como uma das mais relevantes, já que ela é absolutamente recorrente até mesmo nos contextos distintos por criar uma similaridade subjetiva entre as palavras.

Há também a metonímia, que ocorre quando há uma substituição de representatividade entre os vocábulos, de modo que uma parte pode representar um todo e vice-versa.


Todas as figuras de palavra

Podemos considerar, portanto, que a influência exercida por estes recursos textuais é muito importante para a criação de efeitos textuais que em muito colaboram com a redação em língua portuguesa.

Catacrese

“Permita-me que te lembre o homem cabeça de prego.”
– Demônios da Garoa

Comparação

“O seu balançado é como um poema.”
– Vinicius de Moraes

Metáfora

“Minhas sensações são um barco de quilha pro ar.”
– Fernando Pessoa

Metonímia

“Eu pego meu Neruda e apago o sol.”
– Vinicius de Moraes

Sinestesia

“Tocava uma valsa que era boa, deixando aquele gosto de tristeza no ar.”
– Mário de Andrade

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 9

Figuras de Palavra