Relatar uma imagem ou explorar um significado pode ser uma tarefa mais trabalhosa e longa do que parece.

O que é perífrase?

A perífrase, também conhecida como antonomásia ou circunlóquio, pertence às figuras de semântica ou pensamento, o conjunto de recursos destinado a acrescentar valores no conteúdo semântico do texto, influindo diretamente em sua interpretação. Também estão inclusas nesta categoria a apóstrofe e a prosopopeia, que lidam diretamente com estes mesmos aspectos.

Trata-se de uma figura de linguagem que rodeia em torno de um assunto, muitas vezes descrevendo-o, sem denominá-lo. Desta forma, sua principal função é criar uma espécie de sensação introdutória, que vai apresentando aquilo sobre o que se fala abrindo mão de deixar claro os nomes e as especificações envolvidos.

Exemplos de perífrase

Por conta do que foi exposto acima e da associação descritiva que regula este processo, o recurso aparece largamente na literatura, às vezes até como uma maneira efetiva de criar suspense por não chegar logo ao ponto desejado.

Exemplo 1

“A terra da garoa continua a mesma com seu caos cotidiano.”

Ao invés de utilizar o nome próprio do local ao qual se refere, o autor desta frase optou por usar uma outra forma de denominar local. Pelo contexto e também pela popularidade do “apelido” é possível deduzir que se trata da cidade de São Paulo.

Exemplo 2

“Ela vai ao local não com muita frequência.”

No exemplo acima, a figura serve para reestruturar o enunciado, deixando-o mais longo. Informações mais diretas e simples como “pouco”, “não muito” e até mesmo “raramente” foram preteridas em relação a uma outra, mais indireta e complexa.

Exemplo 3

“A minha intenção é sempre falar aquilo que condiz com a realidade concreta.”

Neste caso, o autor poderia ter utilizado “a verdade” ao invés de ter feito uso de uma expressão bem menos clara. Entretanto, esta opção nem sempre reflete uma simples vontade de “complicar” o texto. Sua decisão pode ter levado em conta a necessidade de ressaltar um ou outro aspecto.

Exemplo 4

“Ainda vai levar um tempo para fechar o que feriu por dentro.”
– Lulu Santos

O trecho da canção não perderia nenhum valor informativo ao dizer “magoou” ou “machucou” em vez do que foi destacado acima. Porém, deve-se levar em conta que, por ser uma obra artística, o compositor pesou o fator estético da frase, escolhendo cuidadosamente suas palavras.

Exemplo 5

“Acredito que aquela moça apresenta simetria somada a inúmeros dotes físicos.”

A escolha, nesta fala, pelo que foi dito no lugar de “bonita” ou “atraente”, provavelmente se deu pela necessidade de ser formal ou não poder dizer aquilo que realmente se pensa de maneira tão direta, configurando uma perífrase.


Avaliação média: 4.63
Total de Votos: 8

Perífrase