A troca da ordem das palavras pode ser benéfica para destacar uma ou outra informação compartilhada.


O que é sínquise?

A sínquise é considerada como sendo uma figura de construção que lida diretamente com a sintaxe textual, interferindo de modo influente no aspecto sintático responsável por organizar e coordenar o texto. Outras técnicas que também compõem este grupo o assíndeto e a elipse.

Esta figura de linguagem exerce sua ação sobre os componentes gramaticais de uma oração, realizando uma inversão muito marcante na ordem direta padrão da língua portuguesa. Não à toa, muitos estudiosos do nosso idioma o chamam de “hipérbato exagerado”, pois esta outra figura também propõe a mesma troca de posições na frase, mas com maior sutileza. Sendo assim, sua consequência mais imediata é tornar os períodos confusos e rebuscados, propiciando uma distinta experiência de leitura.


Exemplos de sínquise

Podemos notar seu uso em grande obras da literatura e em dissertações variadas, já que ele evita a repetição dos termos e de seus respectivos posicionamentos, enriquecendo o resultado final.

Exemplo 1

“Distante, entre o escuro dos montes me esconder não poderia.”

A frase acima se vale da figura de linguagem como uma forma de tornar a mensagem menos óbvia. Na ordem direta tradicional seu posicionamento seria: “Não poderia me esconder distante entre o escuro dos montes.”

Exemplo 2

“(…) também meu coração, como estas flores, melhor perfume ao pé da noite exala.”
– Camões

O autor escolheu esta “confusão” entre os termos como uma maneira de realçar a profundidade de sua visão, bem como as perspectivas que a cercam. Naturalmente, se fôssemos redigir este mesmo período de forma mais simples com as mesmas palavras, ele seria assim: “Também meu coração exala melhor perfume ao pé da noite, como estas flores.”

Exemplo 3

“Do meu amor causas e efeitos explicar não saberia mesmo que brevemente.”

Neste caso a sínquise se mostra de forma bastante brusca, comprometendo de fato o sentido do texto. Ao passar para a configuração normativa teríamos: “Não saberia explicar explicar as causas e feitos do meu amor mesmo que brevemente.”

Exemplo 4

“Cordialmente não o faria, embora necessário fosse.”

O exemplo acima demonstra a técnica de forma menos audaciosa. Seu emprego também pode estar relacionado à retórica, pois torna o discurso menos óbvio e dotado de sentidos difusos, além de conferir maior beleza.

Exemplo 5

“Já que por mim vela Tereza com seu doce afeto, ao mar de desafios me lançarei.”

O enunciador faz aqui uma aplicação sistemática da sínquise, já que inverte toda a ordem sintática. A frase poderia ser escrita da seguinte maneira: “Me lançarei ao mar de desafios, já que Tereza vela por mim com seu doce afeto.”


Avaliação média: 4.22
Total de Votos: 9

Sínquise